Procurar Um Gato Desaparecido

Dada a sua natureza, geralmente, os gatos não se afastam do local de desaparecimento. Desenhe mentalmente um círculo em volta do local onde o seu gato desapareceu. Pense nos locais dentro desse círculo para onde o seu gato provavelmente se deslocaria em procura de comida, abrigo ou companhia, ou simplesmente por curiosidade. Uma casa desabitada ou uma arrecadação? Um sótão ou uma garagem? Uma zona frequentada por outros gatos? O seu gato poderá estar assustado/ferido e ter-se escondido em algum sítio de onde não se atreva a sair ou pode ter ficado preso em algum local.

Por oposição aos casos de cães desaparecidos (em que a ajuda de terceiros é quase sempre essencial), o êxito na procura de gatos desaparecidos depende quase exclusivamente da insistência e “perícia” de quem os procura. Com as sugestões abaixo, pretendemos oferecer-lhe algumas linhas de orientação na busca do seu gato. Acima de tudo, o mais importante é ser persistente, ter paciência e não desistir! As primeiras horas após um desaparecimento são vitais, pelo que é essencial rapidez. Submeta logo um anúncio e passe à acção no terreno. Esperamos que estas indicações o ajudem.

  • Gato AssustadoPrimeiro, certifique-se de que o seu gato não está dentro de casa! Quem convive com gatos sabe como eles são curiosos e também peritos em "esconder-se". Terá entrado para uma gaveta ou um armário aberto recentemente? Estará a dormitar debaixo do edredão? Estará escondido atrás da televisão ou da cortina? Se não encontrar o seu animal dentro de casa, passe rapidamente à busca no exterior.
  • Percorra insistentemente as proximidades do local de desaparecimento! Percorra a pé as imediações do local de desaparecimento e chame pelo seu gato com calma, utilizando expressões que ele reconheça. É essencial repetir esta rotina diariamente e durante o maior número possível de dias/semanas, com maior intensidade à noite e de madrugada (que é quando tudo está mais calmo e os gatos se mostram mais). Um gato assustado ou num ambiente desconhecido muito dificilmente se mostrará ou responderá ao nome, pelo que é necessária mesmo muita persistência da sua parte e é essencial fazer os mesmos percursos várias vezes. Se o seu gato tiver caído, o mais provável é que se tenha escondido logo nas imediações do local da queda (debaixo de um carro, numa garagem, numa cave, num vão de escada, etc.); se o seu gato tiver acesso regular ao exterior ou ao telhado, é possível que tenha ficado preso (num sótão, numa casa devoluta, numa casa em obras).
  • Faça sons familiares! Os animais podem ouvi-lo a grandes distâncias. Chame com frequência pelo seu gato, mas com tom de voz calmo. Se ele tiver um brinquedo com guizo/apito, leve-o consigo e utilize-o para fazer sons familiares. Faça outros sons conhecidos do seu gato (abanar o saco de ração, bater com uma colher na lata de comida, etc.), sempre com calma. Ouça com atenção se o seu gato faz algum barulho em resposta.
  • Leve uma lanterna com luz forte! Mesmo durante o dia, leve consigo uma lanterna para procurar em locais escuros. Um gato assustado ou magoado irá esconder-se em locais resguardados e não irá ter consigo. Além de procurar em locais como buracos e caixas/condutas de saneamento, procure também em arbustos, debaixo de carros (pode inclusive estar no compartimento do motor), caves, barracões, garagens, casas devolutas ou em construção, contentores, aterros, valetas, etc.
  • Muna-se de transportadora e de comida apelativa! Na busca do seu gato, não se esqueça de levar uma transportadora e ração/comida com cheiro forte apelativo (por exemplo, sardinhas ou atum) para o atrair na eventualidade de o conseguir ver.
  • Gato em Cima de ÁrvoreAborde os frequentadores da zona! Pergunte aos moradores locais, a pessoas que estejam a passear com os seus animais e a outras pessoas que frequentem habitualmente a zona (lojistas, carteiros, taxistas, funcionários de limpeza) se viram o seu gato e entregue-lhes um folheto pedindo-lhes que fiquem atentos a gatos com as mesmas características. Se possível, leve consigo um familiar ou amigo para ajudar. É também importante abordar pessoas que alimentem gatos de rua, pois o seu gato poderá tentar juntar-se a uma colónia em busca de alimento (geralmente, as colónias formam-se onde existe abrigo e uma fonte de alimentação regular).
  • Olhe para cima! É muito importante procurar bem debaixo de carros e em potenciais "esconderijos". Contudo, também é importante "olhar para cima". Se houver árvores nas redondezas, convém certificar-se de que o seu gato não terá subido a nenhuma. Em momentos de pânico, alguns gatos sobem até ao cimo de uma árvore e não conseguem depois descer.
  • Prepare um "tapete de boas-vindas"! Se tal for viável, coloque artigos com odor forte à porta/janela de casa para atrair o seu gato. Por exemplo, um pratinho com comida de cheiro forte, o W.C. do seu gato com areia usada ou peças de roupa usada poderão ajudar a atrair o seu gato, se este estiver nas imediações. Se tal for possível, coloque também no exterior o "ninho" e os brinquedos preferidos do seu gato.
  • Publique aqui um anúncio de animal desaparecido! Sem demoras, submeta um anúncio para que o seu gato fique registado na nossa base de dados de animais desaparecidos e para que os restantes utilizadores sejam notificados acerca do desaparecimento. Outra vantagem é que fica logo disponível um folheto optimizado de divulgação. Os folhetos de Encontra-me.org incluem uma faixa de tiras de contacto, o que permite que qualquer pessoa interessada em ajudar retire uma tira com o n.º de telefone, aumentando-se assim as pessoas "envolvidas" na procura (depois de impressos os folhetos, é conveniente que dê pequenos cortes com a tesoura ao longo do tracejado). Tenha o cuidado de inserir informações que possam ajudar terceiros na eventualidade de avistarem o seu gato (por exemplo, na maior parte dos casos, não convém tentar agarrar um gato, pois tal poderá afugentá-lo ainda mais). Ao descrever o seu gato, oculte uma ou duas características identificadoras (uma particularidade física ou a cor da coleira, por exemplo) e nunca divulgue um número de microchip ou a inscrição de uma tatuagem. Esta medida é essencial para evitar fraudes ou tentativas de burla.
  • Afixe e distribua os folhetos de divulgação! Em todas as buscas pelo seu gato, vá afixando e distribuindo folhetos com fotografia. É extremamente importante afixar folhetos no raio de, pelo menos, mil metros do local de desaparecimento. Peça também para colocar um folheto em locais como padarias, mercearias, cafés, clínicas veterinárias, minimercados, quiosques com serviço de apostas e lotaria, bombas de gasolina, farmácias, e outros pontos estratégicos. Examine os folhetos frequentemente e substitua os que tiverem sido retirados ou danificados (infelizmente, muitos folhetos desaparecem em menos de 24 horas). É também importante colocar um folheto nas caixas de correio da vizinhança e entregar um folheto aos carteiros e funcionários camarários de limpeza que actuem na sua zona, pois estes percorrem a vizinhança diariamente. Para esta divulgação em menor escala, se a sua impressora tiver essa funcionalidade, poderá configurá-la para imprimir 4 exemplares do folheto numa folha A4.
  • Gato em Cima de PneuNão descarte nenhuma pista! Se receber informações sobre um animal muito semelhante ao seu, não descarte essa pista apenas com base na distância ou em factores como a ausência/presença de coleira ou microchip, por exemplo. Um animal pode aparecer a muitos quilómetros do local de desaparecimento por ter sido recolhido por alguém que estivesse de passagem e more longe, por ter sido logo dado para adopção por quem o encontrou ou até ter seguido dentro de um carro (infelizmente, algo comum no caso dos gatos). Um animal que tenha desaparecido sem coleira pode entretanto ter coleira (pode ter sido recolhido por alguém que lhe pôs coleira e ter voltado a fugir) e um animal que tenha desaparecido com coleira rapidamente pode ficar sem a coleira. Um animal sem microchip pode ter sido entretanto recolhido por alguém que lhe pôs microchip, e um animal com microchip pode ser considerado como não tendo identificação apenas por o microchip não ter sido detectado pelo leitor (acontece com alguma frequência) ou até mesmo por o microchip ter sido retirado por pessoas mal-intencionadas. Da mesma forma, um animal pode mudar bastante de aspecto com o passar do tempo e com a ausência de cuidados, pelo que é importante verificar pessoalmente uma pista sempre que possível.
  • Notifique clínicas veterinárias e bases de dados de microchips! Telefone para as clínicas veterinárias da sua zona para saber se o seu gato terá sido recebido para tratamento ou verificação de existência de microchip. Deixe um folheto com fotografia nas clínicas veterinárias de todo o concelho e, com o passar do tempo, dos concelhos adjacentes. Se o seu gato tiver microchip, notifique o SIAC. Certifique-se de que as informações de contacto estão actualizadas. Não deixe também de consultar regularmente a lista de microchips não registados no antigo SICAFE.
  • Desloque-se aos canis/gatis municipais! Visite regularmente os canis/gatis municipais mais próximos. Não basta telefonar, tem de ir ver por si próprio. Lembre-se de que a sua descrição do seu gato e a descrição de outras pessoas nem sempre coincide e poderá ser informado (incorrectamente) de que não deu entrada no canil nenhum animal com as características indicadas. Ligando para os contactos gerais das câmaras municipais, poderá obter a localização dos respectivos canis.
  • Gato Num TelhadoContacte as associações de protecção mais próximas! Informe-se sobre quais as associações de protecção aos animais da sua zona e notifique-as (veja aqui uma lista de associações a actuar em Portugal). Se tiver adoptado o seu gato numa associação, informe-a o quanto antes acerca do desaparecimento, para que os voluntários da associação também possam ajudar na procura.
  • Notifique a polícia se o seu animal tiver sido raptado! Apresente uma "queixa-crime por furto" na Esquadra da PSP ou Posto da GNR, para que o caso siga para o Ministério Público.
  • Contacte equipas de estrada! Descubra se o seu gato foi morto na estrada. Trata-se de uma tarefa triste, mas necessária. Caso contrário, poderá nunca saber o que aconteceu ao seu animal. Entre diariamente em contacto com as equipas que recolhem animais das ruas e estradas da sua área de residência (contacte a sua Câmara Municipal para que lhe indiquem como poderá obter essa informação). Poderá também contactar a delegação regional da Estradas de Portugal do seu distrito (veja aqui os contactos das delegações regionais de todos os distritos) ou utilizar o número azul 808 210 000 (Estrada Livre) para tentar obter essa informação.
  • Publicite o desaparecimento! Se possível, anuncie também o desaparecimento do seu gato em jornais e estações de rádio locais. Pode colocar um anúncio na edição de domingo, bem como durante a semana.
  • Tenha cuidado com pessoas mal-intencionadas e fraudes! Evite encontrar-se sozinho com alguém que afirme ter encontrado o seu animal. Leve um ou dois amigos consigo e marque um encontro num local público. Da mesma forma, evite andar sozinho à procura do seu animal, particularmente em locais que não lhe sejam familiares. Não convide ninguém para entrar em sua casa, a menos que conheça bem essa pessoa. Não divulgue o seu número de porta e opte por um número de contacto móvel. Quando falar com um desconhecido que afirme ter encontrado o seu animal, peça-lhe que descreva o animal com exactidão antes de lhe fornecer qualquer outra informação. Se o desconhecido não incluir a tal característica identificadora que ocultou, é provável que, afinal, não tenha o seu animal. Tenha cuidado redobrado com pessoas que insistam em receber antecipadamente dinheiro por eventuais despesas veterinárias, danos causados ou outro tipo de encargos. Não faça nenhum pagamento antecipado. Se alguém lhe ligar a pedir dinheiro em troca da devolução do seu animal ou para evitar que o seu animal seja abatido pelo canil municipal, por exemplo, trata-se de uma tentativa de burla. Nenhum canil municipal nem nenhuma pessoa honesta faria este tipo de chantagem. Não vá na conversa e denuncie o burlão às autoridades (PSP ou GNR), certificando-se de que lhe é entregue uma cópia da queixa. Lembre-se também de que informação privada como um número de microchip ou a inscrição de uma anilha ou tatuagem nunca deve ser divulgada publicamente. Este tipo de informação confidencial pode ser usada por pessoas mal-intencionadas para se fazerem passar pelos responsáveis legítimos de um animal e, por outro lado, pode ser útil para verificar a autenticidade de contactos de pessoas que afirmem ter um animal desaparecido em sua posse. Para descartar eventuais correspondências, deverá ser indicada apenas a terminação do número, por exemplo.
  • Não desista! Há casos de gatos que estiveram desaparecidos durante meses e que acabaram por ser encontrados. Seja persistente nas procuras nocturnas, insista na substituição de folhetos danificados e contacte regularmente as clínicas veterinárias do concelho do local de desaparecimento (e, eventualmente, concelhos adjacentes). Na eventualidade de o seu gato ter sido recolhido por alguém, as probabilidades de ir a uma clínica veterinária são altas. Por outro lado, quem sabe se a divulgação não chega a alguém que possa ajudar e que não tivesse tido conhecimento do sucedido aquando de divulgações anteriores?

Depois de encontrar o seu gato, deverá dar o seu anúncio em Encontra-me.org como “Resolvido”, recolher os folhetos que afixou e informar as pessoas que o auxiliaram, inclusive clínicas veterinárias e canis municipais. Para evitar que esta situação traumática para o seu gato e para si volte a ocorrer, siga as recomendações para Evitar Que Um Animal Desapareça.

Sugestões da Comunidade

Clique aqui para ler também algumas sugestões da comunidade.

beatriz: Veja os anúncios já resolvidos e perceba que os gatos normalmente não se afastam muito do local onde vivem. Seria importante que o procurasse em silvados, campos, jardins, casas em obras, buracos no chão como canos abertos ou tampas de saneamento abertas, garagens, incluindo a sua, prédios em construção, casas abandonadas. Ele pode estar preso em algum local desse género e não conseguir sair! Também pode estar demasiado assustado e só sair ao fim do dia quando tudo está mais calmo. Procure-o de preferência ao fim da tarde (à noite ainda melhor) e sempre com comida (comida molhada ou atum é melhor do que seca). Chame-o pelo nome e fique à escuta. Ele pode estar tão assustado que nem responda ao chamamento. Tem de ser muito paciente. Não descure os canis municipais, peça a lista dos que deram entrada já sem vida e não esquecer também clínicas veterinárias (não envie o apelo por net, muitos não estão atentos, vá mesmo lá) bem como associações de animais e albergues. Boa sorte.

mdp: Leia com atenção os conselhos sobre como procurar um gato do site. Tem de o procurar activamente no terreno, de preferência ao anoitecer e amanhecer. Veja bem em valetas, casas desocupadas, garagens, etc. Deixe folhetos nessa zona (no café local, na mercearia, etc) e nas caixas de correio de toda a vizinhança. Tem de ser persistente e fazer diariamente os mesmos percursos várias vezes. Muitas vezes, não respondem por estarem assustados ou magoados, tem de insistir mesmo muito. Quando o encontrar, tem mesmo de esterilizá-lo e não o deixar mais sair sem estar esterilizado. Pela segurança dele (fica mais caseiro e calmo, não se afasta para tão longe e as fugas e lutas com outros gatos por causa de gatas no cio deixam de acontecer) e para que não ande a gerar ainda mais animais abandonados ao emprenhar as pobres desgraçadas das gatas nas ruas... Pensem nisso, por favor. Lembrem-se das pobres gatas de rua, que já lhes chega o infortúnio de andarem abandonadas e esfomeadas e depois ainda têm de lidar com machos atrás delas e ter ninhadas num canto qualquer de mais uns quantos desgraçados. Temos de ser todos responsáveis e fazer a nossa parte. Muito boa sorte e não desista de o procurar. Ele precisa de ajuda.

JoãoSarib: Vá ao canil municipal, pessoalmente, caso não apareça em breve. Procure em buracos, casas desabitadas, poços, obras, anexos, garagens, arbustos, silvados, carros estacionados... Quando não estão habituados à rua, nem ao chamamento da família vêm com o medo. Alerte canil, associações e clínicas veterinárias da zona. Fale com o carteiro da zona, ele conhece bem as ruas casas e animais. Aposte na divulgação distribuindo folhetos que poderão ser impressos aqui no site (clique em Folheto por baixo da foto para imprimir). Espalhe muitos por todo o lado ou meta na caixa do correio, multibancos, paragens de transportes, comércio, CTT, quiosques, bombas de gasolina, portagens, GNR/PSP, mercados, esplanadas, praias, locais onde registem euromilhões etc. Distribua a varredores de rua, carteiros, transeuntes, lojistas, polícias, etc. na zona onde desapareceu. Faça a busca no terreno quando existe maior sossego em redor, de noite /madrugada, Deve chamá-lo pelo nome e aguardar algum tempo em silêncio a ver se ouve miados. Se estiver assustado, demorará mais a aparecer. Além disso, costumam esconder-se em sítios esquisitos. Leve consigo comida húmida cheirosa de que ele goste (sardinha de lata ou cavala cozida morna, ou outra com cheiro forte) e até um guizo ou outro som que lhe seja familiar. Há quem leve a areia usada deles. Deixe comidinha fora à porta/janela por onde ele costuma entrar. Esteja atento à Base de Dados de Animais Encontrados deste site, desde essa data. Pode estar lá divulgado ou vir a sê-lo posteriormente. Divulgue no Facebook e nas associações do concelho, pois os gatos, por si, não se afastam muito do local onde vivem. Deve estar por aí perto, mas muito bem escondido. Aceda aos respectivos sites, clicando em www.encontra-me.org/lista_associacoes/