COVID-19 e os Animais

O Estado de Emergência não impede auxílio

Deve e pode procurar o seu animal desaparecido! O Estado de Emergência prevê a possibilidade de deslocações e a permanência na via pública para auxílio a terceiros e outras razões ponderosas. É certamente justificável utilizar a via pública para procurar um animal desaparecido ou auxiliar qualquer animal, desde que sejam tomadas as medidas de distanciamento social e de higiene apropriadas.

A COVID-19 não é transmitida por animais de companhia

Não deixe que receios infundados deixem os animais em risco! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não há nenhuma evidência de transmissão da COVID-19 por parte de cães, gatos ou outros animais de companhia. As indicações para evitar contacto com animais são sobretudo para proteger os animais de humanos potencialmente infectados. Se vir um animal a necessitar de ajuda, não hesite em a dar!

Milhares de animais perderam grande parte do sustento

Muitos animais, sobretudo aves, dependem dos desperdícios alimentares dos humanos para sobreviver. Muito embora restos não sejam uma alimentação adequada, com a diminuição drástica e abrupta da actividade humana nas ruas, estes animais perderam uma parte essencial do seu alimento. Nas nossas deslocações justificadas, lembremo-nos também da fome deles...